Moçambique participa, desde ontem até ao próximo domingo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma feira anual em que participam operadores turísticos de várias partes do mundo, representantes de grandes cadeias de hotéis, agências de viagens, turistas, homens de negócios e outros, prevendo-se que seja visitada por cerca de 75 mil pessoas.
O stand moçambicano, com 36 metros quadrados, integra Pestana Hoteis e Resorts e Polana, a Agência de Viagem Dana Tours, o Parque Nacional de Gorongosa e um representante da Associação das Agencias de Viagens e Turismo de Moçambique (AVITUM).
Os objectivos do país no evento são de divulgação do produto turístico nacional, das oportunidades de investimentos que se oferecem na área de turismo e estabelecimento de vínculos de cooperação com organismos públicos e privados portugueses e de outros países.
Com efeito, o Ministério do Turismo (MITUR), que organiza a participação moçambicana através do Instituto Nacional de Turismo (INATUR), deverá promover, durante a BTL, um encontro com o sector empresarial para a apresentação das oportunidades de investimentos no sector de Turismo, tendo como oradora a chefe da delegação Fernanda Mourana Matsinha.
Aproveitando-se da oportunidade de presença, em Lisboa, de gente proveniente de várias partes do mundo, a delegação moçambicana, que integra técnicos do INATUR, está, igualmente, de olhos virados para a atracção de maior número possível de turistas, levando-os a agendar Moçambique como seu destino turístico.
Ainda no quadro da divulgação da imagem do país além fronteiras em busca de novos investimentos para o país e de mais turistas, uma outra delegação moçambicana tomará parte de 7 a 11 deste mês na Feira Internacional de Turismo de Berlim (ITB).
Considerada uma das maiores desta especialidade a nível mundial, tem a sua estratégia assente num plano de marketing desenvolvido particularmente para atrair um grande número de profissionais da área, nacionais e internacionais.
O desafio de Moçambique neste certame, cuja participação é no âmbito das actividades de promoção turística de Moçambique, é de atrair maior número de turistas alemãs, em particular, e do mundo inteiro, em geral.
Segundo uma fonte do INATUR, durante o evento “serão destacados produtos turísticos que diferenciam Moçambique dos países vizinhos de forma competitiva, nomeadamente a sua cultura, a sua costa híbrida de mais de 2.700 quilómetros de litoral, a vida selvagem que está a desabrochar em alguns parques nacionais, a deliciosa e mística culinária e a nossa tão elogiada hospitalidade”.
“Pretendemos que Moçambique seja reconhecido como um destino de eleição”, refere a fonte, sublinhando que a preparação e organização da participação do país estão ao cargo do INATUR, em colaboração com a embaixada da Alemanha em Maputo.
O stand moçambicano contará com sete expositores, nomeadamente, o grupo Pestana e Rani Resorts, as agências de viagens Travel Mozambique, Terra Água Mar Ceu (1ª participação), Muhimbi Africa Turismo e Uitkyk Holidays e a companhia Linhas Aéreas de Moçambique.