Os homens da Força de Intervenção Rápida (FIR), que estão em Chimoio a promover a violência gratuita, são os que foram destacados de diversas parte do País, incluindo Maputo, para controlar Afonso Dhlakama aquando da sua visita a esta cidade, onde vinha organizar as propaladas manifestações. Não houve manifestações e tudo indica que agora a FIR é que está a manifestar-se. Espanca e humilha cidadãos na cidade de Chimoio. As pessoas espancadas são de tal maneira agredidas por circularem fora de horas que até chegam a perder os sentidos. A Polícia impôs um autêntico recolher obrigatório selvagem na capital da província de Manica.
O Comandante provincial da PRM em Manica, Francisco de Almeida, diz que a acção da FIR é para combater o crime e que a presença daquela força na província de Manica já estava em Planos do Governo e coincidiu com a visita do líder da Renamo.
A Força de Intervenção Rápida (FIR) da Polícia da República de Moçambique está a semear terror na capital da província de Manica, Chimoio. Longe de combater o crime e assegurar a ordem e a tranquilidade pública, estas forças especiais estão a agir com brutalidade e extrema violência contra cidadãos, chegando mesmo a espancá-los até perderem os sentidos, apenas por falta de Bilhete de Identidade que entretanto é um documento que o próprio governo não consegue assegurar aos cidadãos. Há já pessoas que ficaram surdas e outras contraíram ferimentos graves por espancamento pela FIR.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/21343-brutalidade-da-fir-aterroriza-chimoio-.html