BENEDITO Eduardo Guimino, foi ontem eleito candidato da Frelimo a presidência do Municipio da cidade de Inhambane, nas eleições intercalares de 18 de Abril do ano em curso.
A eleição ocorreu no decurso da quinta sessão extraordinária do Comité de Cidade, tendo o vencedor obtido 24 votos contra os 14 do também concorrente Joao Muchine e seis de Graca Nhaliginga , a outra candidata ao mesmo cargo.
A eleição ocorreu após a Comissão Política do partido no poder, ter analisado e homologado , na quarta-feira passada, as três candidaturas.
O membro da Comissão Politica e adjunto - chefe da brigada central da Frelimo destacada na província de Inhambane, Teodoro Wathe, disse no final da sessão que com Guimino, o partido no poder pretende fazer jus a sua grandeza, e homenagear todos militantes que durante os 50 anos tombaram na luta contra a pobreza.
“Queremos também com esta eleição camarada Benedito Guimino, prestar uma particular homenagem ao falecido presidente do município de Inhambane, o camarada Lourenço Macul, por tudo quanto fez para o bem dos munícipes desta cidade”, acrescentou Wathe, para quem o candidato da Frelimo é candidato dos residentes de Inhambane que tanto trabalham em prol do progresso da cidade e que quererão continuar ver a cidade a desenvolver.
Benedito Guimino, professor de Química, formado na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), reside na capital provincial de Inhambane, há 13 anos, tendo leccionado nas escolas secundárias Emília Daússe e dirigido a escola secundária de Muelé, arredores da cidade, tendo arrebatado por duas vezes o prémio nacional de melhor conservação do património escolar.
Antes de se transferir para Inhambane, o Doutor Guimino, como é popularmente conhecido naquela cidade, trabalhou no Laboratório Nacional de Controlo de Medicamentos, no Ministério de Saúde.
É casado com a Rosa Sara Alberto e pai de três filhos.