No âmbito da cooperação económica
As autoridades governamentais da província de Nampula anunciaram esta quinta-feira a concessão de mais de 40 mil e trinta hectares de terra arável aos investidores vietnamitas para a produção e processamento de caju, mandioca e madeira.
Esta concessão surge à luz da cooperação económica entre a província de Nampula, no norte de Moçambique, e a província de Binh Phuoc da República Socialista de Vietname.
A província de Nampula possui um total de 4.500 mil hectares de terra arável, que, presentemente, apenas cerca de 1.700 mil hectares está a ser explorada na produção de diversas culturas alimentares e de rendimento, nomeadamente milho, castanha de caju, algodão, feijões, amendoim, soja, banana, manga, gergelim, mandioca e hortícolas.
De acordo com dados oficiais, a mandioca ocupa maior volume de produção. E o sub sector de caju também apresentou uma evolução nos últimos cinco anos, para além de um potencial florestal que se estende por quase todos os 21 distritos, com um volume de 7.8 milhões de metros cúbicos.
Para o fortalecimento desta cooperação, uma delegação da província Binh Phouc, chefiada pelo Presidente do Comité Popular daquela região, Truong Tan Thieu, encontra-se em Nampula para identificar as áreas de investimento.
O Presidente do Comité Popular de Binh Phuoc most rou-se bem impressionado com as enormes potencialidades existentes nesta província, sobretudo nas áreas da agricultura, florestas, minerais, e prometeu que irá mobilizar mais investidores para Nampula.
Por seu turno, o governador de Nampula, Felismino Tocoli, disse que, no quadro do plano estratégico de desenvolvimento da província, foram identificados os distritos onde estes projectos serão concentrados.
Para Tocoli, a prioridade neste momento não se circunscreve na concessão e produção agrícola, mas abrange, também, o processamento interno, bem como o envolvimento das comunidades no acesso à terra.
Com uma superfície de 81.606 quilómetros quadrados, equivalente a cerca de 10,2 por cento do território nacional, Nampula conta com cerca de 4.200 mil habitantes e uma taxa de crescimento médio global situada na ordem de 11 por cento.
WAMPHULA FAX – 17.02.2012