A Liga dos Direitos Humanos exige a libertação de Jossias Matsena por a considerar “ilegal e atentar contra o estado de direito”
Os Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) acabam de deter, mais uma vez, o porta-voz do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, Jossias Matsena. De seguida transportaram-no para o distrito de Panda, na província de Inhambane, onde o mantêm encarcerado. A informação é avançada pela Liga dos Direitos Humanos (LDH) em comunicado de Imprensa.
A Liga dos Direitos Humanos de Moçambique, liderada pela activista Alice Mabota exige a libertação de Jossias Matsena, por considerar a sua detenção “ilegal e atentar contra o estado de direito”.
Tal como é do domínio público, não é pela primeira vez que Jossias Matsena é detido em circunstâncias estranhas. No ano passado, o porta-voz dos desmobilizados foi detido pelos SISE nas imediações da Embaixada dos Estados Unidos da América, em Maputo, alegando que ele levava consigo um documento que “incitava à desobediência”. Depois de muitas críticas da opinião pública, sobretudo pela justificação evocada, o SISE viria a colocar Matsena em liberdade.
No dia 20 de Janeiro do corrente ano, o porta-voz do Fórum dos Desmobilizados de guerra viria a ser novamente detido em Inhambane após a sua organização ter anunciado manifestações na cidade de Maputo. Para deter Matsena, a Polícia alegou um suposto mandado de captura emitido pela Polícia de Investigação Criminal do distrito de Panda, em Inhambane.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/21380-sise-volta-a-deter-porta-voz-dos-desmobilizados-de-guerra.html