As autoridades moçambicanas apreenderam uma embarcação espanhola que foi encontrada a praticar pesca ilegal de atum na Zona Exclusiva do país.
Trata-se da embarcação Txori Argi, que foi ordenada a dirigir-se ao Porto de Nacala, província nortenha de Nampula, para inspecções e averiguações aprofundadas, na sequência do seu envolvimento na pesca ilegal.
Dados preliminares indicam que o navio em causa foi encontrado com cerca de mil toneladas de atum a bordo avaliadas em 2,5 milhões de dólares.
“A falta de licença e a não declaração de capturas a bordo constituem infracções graves à luz da legislação de pesca moçambicana”, explicou o director nacional de Fiscalização da Pesca, Manuel Castiano, citado pelo jornal “Notícias” de hoje.
Além de pescar sem autorização, o capitão é indiciado de ter entrado na zona de pesca de Moçambique sem antes reportar as possíveis capturas existentes a bordo e a sua posição de entrada.
Na sua explicação, o capitão da embarcação disse que, quando entrou nas águas moçambicanas, ele estava a seguir um cardume de atum, mas acabou sendo arrastado pelas àguas para até 20 milhas náuticas dentro da Zona Exclusiva de Moçambique por causa da força das correntes de água.
Propriedade da empresa espanhola Inpesca, a embarcação Txori Argi tem capacidade para transportar duas mil toneladas de pescado.
MM/DT
AIM – 17.03.2012