África do Sul
“Não podemos dizer que somos livres quando não temos pão na mesa, quando o desemprego aumenta e quando as áreas rurais não se desenvolvem.” – Matthews Phosa, tesoureiro do ANC
O tesoureiro do ANC, Mathews Phosa, avisou que caso o governo da África do Sul não tome medidas urgentes para lidar com a crescente onda de desemprego entre a camada jovem, o país poderia ver-se a braços com uma situação idêntica à que ocorreu no norte de África no ano passado.
Phosa falava durante uma entrevista com o semanário «Sunday Times» numa altura em que comunidades necessitadas nas províncias de Gauteng, Mpumalanga e Cabo Ocidental saíam às ruas em protesto contra o desemprego e a não prestação de serviços municipais. Na Província do Noroeste, manifestantes lançaram fogo a um edifício da municipalidade.
O governo do ANC tem vindo a ser acusado de trair os ideais dos que lutaram contra o sistema do apartheid. O luxo e o esbanjamento, associado ao surgimento de uma nova elite poderosa, assim como a corrupção provocam a ira e o descontentamento no seio do povo.