UMA brigada central da Organização da Juventude Moçambicana (OJM) esteve, no fim-de-semana, na cidade de Inhambane para, entre outros objectivos, avaliar o grau do envolvimento dos membros, militantes e simpatizantes e dos jovens em geral nos preparativos da eleição intercalar a ter lugar naquele município no dia 18 de Abril próximo.
Henrique Mandava, secretário do Comité Central da Organização para a Mobilização e Propaganda, disse, ontem ao “Notícias, que outro dos objectivos da deslocação da brigada central àquela cidade era fazer o acompanhamento do funcionamento dos órgãos da OJM a nível local e capacitar as estruturas de base no concernente aos desafios da organização, tendo em conta a conjuntura política, económica, social e cultural que o país vive neste momento.
Durante a sua estada naquela urbe, a brigada, que integrou outros quadros da OJM a nível local, trabalhou em 23 bairros residenciais, reuniu com os estudantes da Escola Industrial e Comercial Eduardo Mondlane, efectuou visitas a alguns mercados e manteve encontro com o candidato do partido Frelimo, Benedito Guimino, a quem transmitiu as preocupações dos jovens, sobretudo sobre a habitação.
Henrique Mandava disse que o candidato foi peremptório ao afirmar que, também como jovem, assume as preocupações desta camada e, caso seja eleito presidente do Conselho Municipal, vai colocá-las na lista das prioridades.
Tanto no encontro com estudantes da Escola Industrial e Comercial Eduardo Mondlane como na visita a alguns mercados, a mensagem que a brigada transmitiu é de apelo à participação activa da juventude na eleição intercalar. Uma participação que, segundo o secretário do Comité Central da OJM para a Mobilização e Propaganda, deve ser responsável, onde o civismo tem de caracterizar a atitude de cada jovem, tanto na campanha eleitoral como no próprio acto de votação.
“A juventude assumiu que está envolvida no processo e vai intensificar a sensibilização e mobilização de outros jovens para decidirem sobre a vida do município no dia 18 de Abril. A juventude quer a continuidade do programa do falecido presidente Lourenço Macule, ao mesmo tempo que quer, também, ver resolvidas outras questões, sobretudo a habitação. Neste domínio, os jovens querem talhões para construírem suas casas. Pedem igualmente que sejam criados espaços para a prática de actividades desportivas e culturais”, disse Henrique Mandava.
Solicitado a caracterizar o clima que se vive nestes dias na cidade de Inhambane com o advento da eleição intercalar, afirmou que os munícipes estão tranquilos e a convivência política é pacífica e ordeira. Segundo Mandava, o jovem membro da OJM deve transmitir, permanentemente, a mensagem da Frelimo que se consubstancia no combate à pobreza.
“O jovem membro da OJM deve mobilizar mais jovens para o nosso seio e assegurar que a participação política da Frelimo seja exemplar”, disse, ajuntando que a brigada central vai prestar todo o apoio necessário, partilhando experiências com as estruturas locais.
A brigada é chefiada por Hélder Injonjo, da área de organização e formação de quadros e integra membros do secretariado.
NOTA:
"Tanto no encontro com estudantes da Escola Industrial e Comercial Eduardo Mondlane como na visita a alguns mercados, a mensagem que a brigada transmitiu é de apelo à participação activa da juventude na eleição intercalar." Não será isto "campanha eleitoral" fora dos prazos previstos na lei? Certamente que não pediam o voto para o MDM, ou não levavam símbolos da FRELIMO. Por actos semelhantes foram presos membros do MDM.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE