O ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabué, Simbarashe Mumbengegwi, e outros dois funcionários do Governo estão presos no Mali devido ao golpe de Estado ocorrido no país, na quinta-feira, revelou hoje o porta-voz do Governo.
“Posso confirmar que o ministro e dois funcionários do seu ministério estão em Mali. Eles estão a salvo e encontram-se num hotel, que não pode ser revelado por questões de segurança”, disse George Charamba à AFP.
O porta-voz disse que Simbarashe Mumbengegwi se encontrava no Mali para participar num encontro da União Africana sobre paz e segurança na região de Sahel e que não podia deixar Bamako porque as fronteiras do país e os aeroportos foram encerrados após o golpe de Estado.
O responsável adiantou ainda que o ministro se encontrava no hotel com outros ministros dos negócios estrangeiros, que não podia identificar.
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Moses Wetangula, também ficou preso pelo golpe de Estado, afirmou o seu Governo na quinta-feira.
Os líderes do golpe de Estado ocorrido no Mali na quinta-feira ordenaram o encerramento de todas as fronteiras após terem tomado todos os edifícios importantes em Bamako e derrubado o Presidente Amadou Toumani Toure, o que suscitou a preocupação e condenação internacional.
“A situação deverá normalizar-se nos próximos dias e esperamos que o ministro Simbarashe Mumbengegwi chegue na próxima semana”, afirmou George Charamba, citado pelo jornal estatal Herald.
LUSA – 24.03.2012