Hoje, o poder tradicional no Dondo estará reunido para a realização, na residência do régulo Mafambisse, da cerimónia tradicional de invocação dos espíritos dos antepassados, por ocasião do achamento de um pangolim, ocorrido sexta-feira no bairro de Nhamaiabue.
O facto foi ontem revelado ao Diário de Moçambique (DM) pelo director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas do Dondo, Camilo Artur Zimbulane, o qual explicou que, apesar de o mamífero ter sido encontrado no bairro de Nhamaiabue, situado a três quilómetros da vila distrital, o mesmo foi transportado para a residência do régulo Mafambisse para a realização de cerimónias tradicionais, uma vez que se trata de um animal, cujo aparecimento tem explicações de índole tradicional, entre as quais se destaca a queda de chuva e cultivo de comida em abundância.
A fonte do DM disse tratar-se da quarta vez que aquela espécie aparece no distrito do Dondo nos últimos anos, não tendo, no entanto, indicado a última ocasião em que o Pangolim foi encontrado naquela parcela da província de Sofala.
Quando convidado a contar a história do aparecimento daquele mamífero, o director dos Serviços Distritais de Actividades Económicas do Dondo disse ter informações, segundo as quais aquele foi visto na tarde de sexta-feira em Nhamaiabue por uma mulher, cujo nome não mencionou, que segredou a uma outra sobre a existência de algo estranho na zona. A segunda mulher, de acordo com a fonte, é que veio a reconhecer tratar-se de um pangolim.
“Mas, mesmo assim, foi preciso aparecer uma terceira mulher que conhecia alguns segredos para a captura do animal. Esta última realizou uma pequena cerimónia tradicional e foi a partir dessa altura que se capturou o animal, o qual foi posteriormente transportado para a residência oficial do administrador, que, por sua vez, mandou chamar uma parte da autoridade tradicional do distrito, que decidiu levar o pangolim para a casa do régulo Mafambisse”, contou Camilo Zimbulane, que acrescentou que será realizada na manhã de hoje uma cerimónia de invocação dos espíritos.
Refira-se que em 2009, na cidade da Beira, mais concretamente numa quinta próxima do restaurante Monte Verde, foi encontrado um pangolim, tendo na altura o régulo Luís dito que o aparecimento do mesmo anunciava muita chuva e comida.
RM – 26.03.2012