Polícia tornou as eleições uma batalha campal contra os delegados e logísticos do MDM. Fez 53 detenções.
O candidato da Frelimo, Benedito Guimino é o vencedor das eleições intercalares na cidade de Inhambane. Até ao fecho da presente edição dados oficiais do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) indicavam que Benedito Guimino teve 11 mil 383 votos contra 3 mil e 287 votos de Fernando Nhaca do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Guimino ganhou em todas as mesas de voto. Estes números vêm confirmar uma alegada sondagem encomendada pelo partido Frelimo que atribuía uma vitória com cerca de 70 porcento ao seu candidato e 30 porcento para o candidato do MDM.
Com base nos resultados parciais, há uma gritante abstenção. Inhambane foi a estas eleições com 43 mil eleitores no espaço do município. Foram votar (pelos resultados parciais) só 13 mil pessoas. Abstiveram-se de ir às urnas 30 mil pessoas. Mais de 70 porcento dos eleitores ficaram em casa.
Vitória da polícia
O CanalMoz não está em condições de afirmar até que ponto a actuação escandalosamente tendenciosa da polícia teve influência no processo. Mas o facto é que a polícia tornou-se protagonista do processo com detenções arbitrárias que se iniciaram quando a votação decorria apenas há cerca de uma hora do início do processo. Durante o dia todo a polícia não quis prestar qualquer tipo de declaração.
Leia em http://canalmoz.co.mz/hoje/22516-guimino-ganha-eleicoes-com-a-abstencao-a-atingir-mais-de-70-.html