– afirma Alfredo Gamito, deputado da Frelimo e presidente da Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social, na Assembleia da República, que tem o mandato de rever o pacote eleitoral
O presidente da Comissão da Administração Pública, Poder Local e Comunicação Social (que tem mandato para rever a Lei Eleitoral) na Assembleia da República, Alfredo Gamito, considera que o país ainda não está preparado para ter uma Comissão Nacional de Eleições (CNE) criada na base apartidária, ou seja, somente com membros provenientes da sociedade civil. Gamito, que falava em exclusivo ao Canalmoz, disse que “o país não está preparado para ter uma Comissão Nacional de Eleições não partidarizada, porque todos os partidos políticos querem fazer parte daquele órgão”.
Recorde-se que a composição da CNE é um dos principais pontos de discórdia na revisão da Lei Eleitoral. Aliás, era suposto que a Comissão fizesse há já muito tempo o depósito da harmonização dos pontos divergentes. Mas devido à questão da composição e a forma de designação dos membros da CNE não houve harmonização e o projecto, segundo ficou a saber o Canalmoz, terá de ser depositado em aberto em relação a esta questão.
Leia em http://canalmoz.co.mz/hoje/22567-o-pais-nao-esta-preparado-para-uma-cne-sem-partidos-politicos.html