Fundos do Tesouro nas mãos de “camaradas”
O Governo concedeu empréstimos a 34 empresas, através de Fundos do Tesouro, num valor total de 766,4 biliões da antiga família. Até 2010 apenas 15 destas empresas tinha pago algum valor, diga-se irrisório, equivalente a 84.7 milhões. A maioria dos devedores está ligada ao partido Frelimo.
Os Fundos do Tesouro concedidos a empresas privadas e algumas públicas, pelo Estado moçambicano, não estão a ser devolvidos. Pelo menos até 2012, somente 20,1% do valor total emprestado, havia retornado aos cofres do Estado. Coincidência ou não, é a elite política ligada ao partido no poder, Frelimo, que beneficiou dos Fundos do Tesouro.
De acordo com o relatório do Tribunal Administrativo (TA) sobre a Conta Geral do Estado referente ao exercício económico de 2010 e que vai a debate hoje, quarta-feira, 25 de Abril de 2012, no parlamento, o cenário é negro e revela um longo apadrinhamento por parte do Ministério das Finanças.
O Tribunal Administrativo só se limita a emitir pareceres com as mesmas recomendações desde há 10 anos, mas nada pode e nada faz. Só lamenta e os camaradas devedores continuam, diga-se, numa boa.
Leia em http://canalmoz.co.mz/hoje/22574-tribunal-administrativo-ignorado-pelos-camaradas.html