Ainda persistem problemas de transacções comerciais nas fronteiras dos países da SADC
A criação da Zona de Comércio Livre da SADC, cujo acordo se consumou em 2008, na pratica não está a resultar. Em nada resolveu a questão das transacções comerciais entre os Estados da região. Ainda persistem barreiras comerciais nas fronteiras entre vários países membros da Comunidade para o Desenvolvimento dos países da África Austral (SADC). São os casos de dificuldades para desalfandegar os produtos devido às elevadas taxas aduaneiras cobradas para transaccionar produtos comerciais, a morosidade no processo de desalfandegamento bem como a fuga ao fisco praticado por muitos comerciantes informais.
Estas situações têm vindo a desincentivar a prática de comércio, e afastar a possibilidade de outras novas oportunidades de negócios entre muitos países da região Austral de África.
Esta constatação foi revelada na sexta-feira última, em Maputo, por representantes dos Governos da SADC, ligados à área de comércio, durante o encerramento de um seminário (que durou dois dias) visando analisar um projecto de criação de uma plataforma comum denominado “Gestão Coordenada de Fronteiras dos Países Membros da SADC”.
Leia em http://canalmoz.co.mz/hoje/22606-zona-de-comercio-livre-da-sadc-revela-se-um-fracasso.html