O APROVEITAMENTO hidroeléctrico das Mabubas, localizado nos arredores da cidade de Caxito, província do Bengo, em Angola, com capacidade aumentada de 17 megawatts para 26,8 megawatts, foi inaugurado, recentemente, pelo ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente.
Maputo, Quinta-Feira, 17 de Maio de 2012
NotíciasA barragem, cujas obras de recuperação e ampliação da capacidade de produção eléctrica estiveram a cargo da empresa de construção civil GHCB – Angola, subsidiária do grupo chinês Guangxi Hydroelectric Construction Bureau (GHCB), conta com uma linha de transmissão de 60 kilovolts (Kv) para a província de Luanda.
As obras tiveram um custo de 21,7 milhões de dólares e duraram dois anos, tendo a barragem, tomadas de água, chaminé de equilíbrio e condutas forçadas sido as zonas do projecto que beneficiaram de obras de recuperação.
A barragem vai gerar energia eléctrica em quantidade suficiente para cobrir completamente as necessidades energéticas da cidade de Caxito e do município dos Dembos, na província do Bengo.
O aproveitamento hidroeléctrico das Mabubas já funciona em fase experimental desde Fevereiro de 2012, tendo sido destruído por duas vezes durante o período da guerra civil, a primeira na década de 80 do século passado e a segunda vez em 1992.
NOTA:
A barragem não foi inaugurada. Foi reinaugurada. Chamava-se Barragem Teófilo Duarte. Veja a foto, sr. jornalista.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE