UM seminário internacional visando a recolha dos resultados científicos, no âmbito da promoção do uso sustentável das florestas em Cabo Delgado, envolvendo vários actores, investigação e orientação de trabalhos de conclusão de cursos em silvicultura e aspectos socioeconómicos, teve lugar esta semana na vila autárquica da Mocímboa da Praia.
O seminário, segundo o coordenador do projecto do ESAPP (Programa de Parceria na África Oriental e Austral) em Moçambique, Yussuf Adam, docente e chefe do Departamento de História na Universidade Eduardo Mondlane, é o prolongamento do que na mesma semana teve lugar do outro lado da Tanzania, com os mesmos propósitos.
Desde 2008, segundo soubemos de Yussuf Adam, que uma equipa de investigadores por si chefiada, que inclui o suíço Andreas Klaey, ainda os moçambicanos Júlio Machele e, ultimamente, Paula Abdala (estudante) que o ESAPP realiza projectos de uso sustentável das florestas da província de Cabo Delgado, que incluem seminários de auto-aprendizagem para a sustentabilidade.
O ESAPP inclui, para além de Moçambique, Madagáscar, Tanzania, Quénia, Etiópia, Eritreia e Suíça, que se encontram representados no encontro por académicos e lideranças científicas dos seus países.
Também foram convidados para o encontro parte dos administradores dos distritos onde a Miti, Lda., tem concessões e explora produtos madeireiros em licença simples, nomeadamente Palma, Nangade e Mocímboa da Praia.
O projecto, que no nosso país é co-financiado pela Universidade Eduardo Mondlane - Departamento de História, Universidade de Berna (Suíça) e Cooperação Suíça, a concessionária de exploração madeireira Miti, Lda., e apoiado pelo Governo Provincial de Cabo Delgado, através da Direcção Provincial da Agricultura, pretende capitalizar os resultados dos estudos científicos.
Trata-se de tentativas de viabilizar a regeneração natural da floresta, que encontra um grande impedimento, consubstanciado pelas intolerantes queimadas descontroladas, que tudo fazem para que o reflorestamento de espécies nativas não tenha o sucesso que se pretende.
- Pedro Nacuo