A PRIMEIRA-Dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, disse as associações juvenis da Ilha de Moçambique, província de Nampula, que a escolaridade é a luz que iluminará o caminho que o país está a trilhar rumo à erradicação da pobreza.
A esposa do Presidente da República, sublinhou a importância da formação escolar durante o encontro que manteve com os jovens da Ilha, distrito insular da província de Nampula, inserido na visita de trabalho que realiza a fim de promover os direitos da criança portadora de deficiência.
O associativismo dos jovens do distrito insular, a 180 quilómetros da cidade de Nampula, pode ser fundamental no combate a diversos males sociais como, por exemplo, as doenças e o analfabetismo que afectam um número ainda considerável de moçambicanos.
“A formação escolar é a luz capaz de clarear todos caminhos que os moçambicanos estão a trilhar em busca de soluções para a pobreza”, disse Maria da Luz, apontando a necessidade de os jovens usarem o seu poder de influência para incentivar a sua formação e dos mais novos, em particular da rapariga.
A Primeira-Dama falou dos novos desenvolvimentos que o país está a registar no domínio dos recursos minerais apontando, a título de exemplo, as areias pesadas de Angoche recentemente descobertas na província, além das areias já em exploração no distrito meridional de Moma.
A exploração destes e outros recursos minerais precisa de pessoas formadas nesta área específica, mas o país ainda não dispõe de quadros para alimentar a indústria extractiva do ramo.
No lugar de importar técnicos de outros países, Maria da Luz disse que os jovens da Ilha de Moçambique e de outros quadrantes do país é que devem garantir a mão-de-obra necessária para as mais variadas realidades do ramo de recursos minerais que o país está a assinalar.
Além dos encontros que manteve com as associações juvenis e femininas da Ilha de Moçambique, Maria da Luz visitou um aviário de uma mulher empreendedora, o Centro de Saúde do Posto Administrativo de Lumbo e visitou a casa do régulo.
- Leonel Muchano, da AIM