Apesar do grande potencial de fontes do país
Ministro da Energia admite que o país não tem dinheiro para fazer mais
Apenas 32% dos moçambicanos têm acesso à energia eléctrica, não obstante o grande potencial de fontes de produção deste importante recurso, existente no país.
Segundo o ministro da Energia, Salvador Namburete, deve-se a exiguidade de infra-estruturas de produção e de distribuição da corrente eléctrica em quase todo o território nacional.
De acordo com o ministro da Energia, as infra-estruturas como barragens hidroeléctricas, centrais eléctricas e linhas de transporte de energia eléctrica são insuficientes neste momento para poder alimentar a maioria dos moçambicanos.
“Como é de conhecimento de todos, Moçambique é uma grande potência em termos de fontes de produção de energia, hídrica, eólica, bem como do gás natural e carvão mineral que também são grandes fontes para a produção de energia eléctrica”, sublinhou Salvador Namburete, para depois acrescentar que “tendo em conta este grande potencial era suposto que a maioria dos moçambicanos tivesse acesso à energia eléctrica mas o país não tem dinheiro suficiente para construir as referidas infra-estruturas para poder produzir e fornecer energia eléctrica a todo o território nacional”.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/23079-energia-electrica-so-chega-para-32-dos-mocambicanos.html
NOTA:
Mas, se Portugal não tem construído Cahora Bassa, Moçambique ainda era um país totalmente às escuras. É ou não é?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE