Eles estão empenhados na criação de um banco solidário de insumos agrícolas de forma a reduzir, significativamente, a dependência do seu fornecimento pelas entidades governamentais do sector da agricultura e seus parceiros.
O distrito de Muecate é potencial produtor de culturas alimentares, com destaque para o amendoim, milho, feijões e, nos últimos tempos, o gergelim. É sobre essas culturas que os produtores têm concentrado a atenção e, para garantir a disponibilidade de sementes para a época agrícola seguinte, dedicam parte do seu tempo nas tarefas de construção de celeiros melhorados, com base em material local, em particular argila.
O modelo de concepção das referidas infra-estruturas, cuja produção está sendo disseminada aos produtores por parte dos técnicos da Visão Mundial, em Nampula, tem qualidade para proteger as sementes do ataque dos roedores. Impede também a produção de aflatoxinas, influenciadas por temperaturas desfavoráveis e nocivas à saúde humana.
Cristóvão Loja, presidente da Associação de Produtores 12 de Janeiro, baseada na região de Ilache, a qual tem se evidenciado no trabalho de construção de celeiros melhorados, em Muecate, disse que, a par desta actividade, os membros da agremiação que dirige têm se empenhado na selecção e multiplicação de sementes de variedade melhorada para posterior distribuição. No momento da devolução, o produtor deve acrescentar dez porcento em relação à quantidade das sementes de que beneficiou para reforço do banco solidário de insumos, de acordo com a fonte.
“Cada celeiro tem a capacidade de aprovisionar cerca de 350 quilogramas de sementes de amendoim, milho, gergelim entre outras culturas colhidas numa campanha para serem utilizadas na campanha agrícola seguinte. Este procedimento visa, sobretudo, sair se da dependência de que ainda nos ressentimos da parte das entidades governamentais do sector da Agricultura e seus parceiros, na disponibilização de sementes melhoradas” – disse o nosso entrevistado.
As associações de produtores de Muecate dedicam-se também à horticultura e avicultura visando a diversificação das fontes de arrecadação de receitas e, desta forma, suprir as necessidades das famílias sobretudo em material didáctico dos seus filhos, vestuário, entre outro meios.
Há cerca de meia década que o amendoim produzido no distrito de Muecate tem sido comercializado no mercado livre europeu com aval dos países que dominam aquela praça, nomeadamente os Países Baixos e a Inglaterra, facto que se deve ao recurso das técnicas aconselhadas que se circunscrevem na utilização de fertilizantes inorgânicos.
- Carlos Tembe