UM SIMPÓSIO de carácter eminentemente didáctico, sobre o percurso histórico da Frelimo, desde a sua fundação, tem lugar hoje e amanhã na Escola Central do partido no poder na cidade da Matola, província de Maputo.
Falando ontem em conferência de Imprensa convocada para anunciar a realização do simpósio, Edson Macuácua, secretário do Comité Central do partido Frelimo para a mobilização e propaganda, disse que se trata dum evento importante no quadro da comemoração dos 50 anos da fundação da Frelimo, que se assinalam no próximo dia 25 de Junho, pois constitui uma oportunidade ímpar em que os protagonistas da história da luta de libertação nacional irão apresentar as suas memórias.
Aliás, segundo afirmou, a celebração do quinquagésimo aniversário da fundação da Frelimo é um momento de exaltação da história e em que se revisita a epopeia da luta de libertação nacional.
“O simpósio vai começar em torno da gesta do 25 de Junho de 1962, onde membros fundadores que participaram na génese da Frelimo vão dar o seu testemunho sobre como decorreu o processo de unificação dos três movimentos nacionalistas e a realização do I Congresso”, disse.
O segundo momento do simpósio será preenchido pelo tema sobre abertura das frentes de combate e o desenvolvimento da luta de libertação nacional, onde serão apresentadas abordagens sobre a organização das diferentes frentes da luta, os combates travados e os desafios enfrentados.
O terceiro tema refere-se à frente clandestina e sua participação na luta de libertação nacional, no qual intervirão combatentes que, de forma secreta, combateram o colonialismo português, muitas vezes caindo nas mãos do inimigo e feitos prisioneiros. O quarto é sobre a Frelimo e a juventude, e, segundo Edson Macuácua, será analisado o papel desempenhado pelos jovens durante a luta armada, após a proclamação da independência nacional e consolidação do Estado moçambicano.
O quinto tema é sobre a Frelimo e a emancipação da mulher, no qual se pretende analisar a participação da mulher na luta armada de libertação nacional e a política empreendida para a promoção do género. O último tema refere-se ao papel da Frelimo na construção do Estado e desenvolvimento do país, em que serão abordadas as grandes opções político-económicas tomadas em diferentes etapas.
Edson Macuácua disse que o simpósio vai contribuir para que a sociedade e sobretudo a juventude se aproprie da história e da consciência da moçambicanidade, elevar o orgulho pelo passado para compreender o presente e perspectivar o futuro. O evento é aberto a todos os interessados.
Eleições internas devem reforçar coesão do partido
O MEMBRO da brigada provincial e deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Nampula, Francisco Mucanheia, exortou os delegados à X Conferência do Comité da Cidade de Nampula do partido Frelimo para que façam das eleições internas, que decorrem presentemente a vários níveis, momentos de reforço da coesão do partido.
Segundo este parlamentar, estes momentos não devem nunca servir de oportunidades para se criarem contradições agudas entre os membros.
Francisco Mucanheia falava aos pouco mais de 300 delegados presentes na abertura da X Conferência do Comité da Cidade do Partido Frelimo, que vai eleger o novo secretário e o respectivo Secretariado, Comité de Verificação, àquele nível, para além dos delegados à Conferência Provincial que se realiza em Julho próximo.
“Só unidos é que podemos ficar mais fortes para enfrentar os nossos adversários nos desafios eleitorais que se avizinham, nomeadamente as eleições autárquicas do próximo ano, presidenciais e legislativas de 2014, assim como as das assembleias provinciais e, por isso, não faz sentido haver incoerências, pois esse não é objectivo desta conferência”, persuadiu Mucanheia, para quem o momento que o país vive deve ser capitalizado para fortalecer os laços de camaradagem no seio da família frelimista.
Num outro desenvolvimento, ele referiu que o momento pode servir para suprir algumas divergências que, eventualmente, tenham ocorrido durante o mandato do actual Secretariado do Comité da Cidade durante os anos em exercício, pois entende que onde trabalham muitas pessoas surgem sempre diferenças de opiniões.
Não foram avançados prováveis nomes de candidatos ao cargo de primeiro secretário do Comité da Cidade de Nampula, actualmente ocupado por Francisco Ampuaia, assim como os membros que farão parte do Secretariado do partido Frelimo.