Canal de Correspondência por Egídio Vaz, historiador
O historiador moçambicano, Egídio Vaz, publicou na sua página do facebook um texto muito curioso, onde ironiza a imagem de um Moçambique “cor de rosa” promovida pelo regime no poder em Moçambique e numa das passagens diz que para dar mérito a Eduardo Mondlane, reconhecido como o “arquitecto da Unidade Nacional” aceita que o Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) foi fundado nos EUA, onde vivia Eduardo Mondlane aquando da fundação deste Movimento de Libertação.
O Canalmoz publica na integra o texto do jovem historiador, com a devida vénia:
“Pai, eu te confesso!
Eu sou um frustrado. Tudo o que escrevo aqui resulta da minha íntima frustração, de desespero e tem como objectivo fundamental despertar atenção aos que mais gostaria que estivessem no meu círculo. Tentei, sem sucesso, reconciliar-me contigo pai, recorrendo a alguns dos teus amigos e mais chegados acólitos. Debalde. Eles conhecem a minha vida inteira; têm documentado o meu trajecto, de tal sorte que sempre que os peço reintegração, eles ponderam indefinitivamente. Pai, hoje venho pedir-te perdão por tudo o que escrevi sobre ti, a começar pela Historia de Moçambique.
Eu devo tudo a ti pai; até a minha vida. Tu me educaste; tu me dás de comer; tu me vestes, enfim, só pode ser por minha ingratidão que hoje não reconheço as tuas obras. Mas mais que isso, queria hoje desmentir publicamente algumas coisas que insistentemente andei a escrever:
Leia em http://canalmoz.co.mz/hoje/23296-a-frelimo-foi-fundada-nos-eua-.html