Cidade de Chimoio sob grande tensão
População equaciona fazer justiça pelas suas próprias mãos. Polícia diz que a culpa é dos tribunais que soltam criminosos. Tribunais dizem estar a cumprir a Lei.
Está instalado um clima de tensão entre a população, a Polícia e os tribunais na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica. Em causa está o crime violento que tem vindo a recrudescer naquele ponto do País e o tratamento que se segue. Os criminosos são detidos e volta e meia estão nas ruas a semear terror. A Polícia diz que prende e encaminha os processos aos tribunais. São na óptica da Polícia os tribunais que soltam os criminosos. A população está desesperada porque não sabe onde encontrar justiça.
Nesta verdadeira situação de desespero, a população equaciona a possibilidade de recorrer à justiça pelas próprias mãos, prática condenada por lei.
Os criminosos não dão tréguas. São assaltos às residências e nas ruas, violações sexuais, crimes vários uns atrás dos outros. Nas suas incursões usam todo o tipo de armas. A população diz que é tudo culpa da inoperância policial.
Leia em http://canalmoz.co.mz/hoje/23310-crime-violento-divide-populacao-policia-e-tribunais.html