A Rede Solidária da Suazilândia acaba de denunciar uma viagem aos Estados Unidos, de três das esposas do rei Mswati, com o objectivo de efectuarem compras naquele pais.
“Foi confirmado que as esposas do Rei chegam em Las Vegas na noite de 4 de Agosto”, disse a organização, em um comunicado.
De acordo com a fonte, as “três mulheres vão ficar hospedadas em algumas casas que custam R20, 000 por cada noite”, sendo que a delegação é composta por 55 pessoas, provavelmente para utilizar, pelo menos, 10 moradias.”
O contingente será composto principalmente por jovens príncipes, princesas e pelo pessoal de segurança, de acordo com as mesmas fontes, que acrescentaram: “O embaixador dos Estados Unidos, juntamente com a sua esposa, está de viagem para Las Vegas - uma semana de antecedência – para ‘preparar’ a estadia da comitiva suázi.
“O casal diplomata também ficará na sua própria casa”, referiu a Rede Solidária Nacional, indignada.
Num outro desenvolvimento, anotou o seguinte: “efectivamente, para que o rei prefere fazer com o dinheiro que poderia resolver o impasse industrial entre o governo e funcionários públicos. Este uso indevido, flagrante, de recursos é um insulto à nação Swazi”.
EXPRESSO – 27.07.2012