Sob o título Máscaras de beleza apresentámos em 1 de Maio de 2009 uma imagem de Moçambique da década dos anos 60 do século passado. Dissemos que ela e outras sobreviveram a um incêndio e por serem poucas e antigas as denominamos de Relíquias. As duas imagens que se seguem fazem parte desse pequeno lote que não ultrapassa as duas dezenas.
I – Ilha de Moçambique
Na primeira podem ver-se as entidades religiosas maometanas mais representativas da Ilha de Moçambique. A cidade estava toda engalanada para receber o Governador Geral que, se a memória não me falha, era o Dr. Rebelo de Sousa, pai do actual professor e comentador político Dr. Marcelo Rebelo de Sousa. Desta recepção salvaram-se algumas imagens que iremos apresentando mas nenhuma com o Governador.
A segunda imagem tem para mim um grande valor sentimental. Por um lado porque me faz lembrar um período difícil da minha vida. Ela foi captada num local remoto de Moçambique junto à fronteira com a Tanzania, no período de guerra 1968-1970. Por outro lado há nela aquilo a que Roland Barthes no seu célebre ensaio “A Câmara Clara”*chamou punctum.
* A Câmara Clara de Roland Barthes, Edições 70, Lisboa, 1998.
In http://photogracio.wordpress.com/2010/02/
NOTA:
Será que alguém em Cabo Delgado poderá levar esta foto a Nhica do Rovuma? E saber e contar-nos o que aconteceu após a independência a este régulo? Grato.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE