Estudo realizado em 91 países, incluindo SADC
A capital moçambicana – Maputo – é apontada como a quarta cidade mais violenta, num grupo de 91 países inqueridos pela “Open Society Iniciative”, para África Austral, OSISA. Os números incluem os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, SADC. As primeiras três cidades são Kampala (Uganda), Beirute (Líbano) e Tirana (Síria).
De acordo com Ali Lalá, consultor da OSISA, neste momento não existem dados recentes sobre a violência que sejam do domínio público, senão os dados de 2002/2003, período em que o Instituto Inter-regional das Nações Unidas de Crimes e Justiça, empreendeu um estudo comparativo baseado nos dados de inquéritos domiciliares realizados na SADC e de outros 78 países em todo o mundo.
O inquérito foi apresentado na última quarta-feira sob tema “Avaliação do Crime e Violência em Moçambique” e focalizou-se nas taxas de vitimização, na percepção de segurança e na eficácia do policiamento, providenciando uma indicação consistente sobre as actuais tendências do crime e violência.
Leia em http://canalmoz.co.mz/hoje/23332-maputo-e-a-quarta-cidade-mais-violenta.html