O porta-voz da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia disse ter muita expectativa em relação aos projectos de pesquisa em curso.
Os resultados do primeiro furo de prospecção de petróleo ao nível da bacia de Rovuma, e que abrangem o distrito de Memba, na província de Nampula, serão apresentados no próximo mês de Setembro.
Segundo informações apresentadas pelo porta-voz da Direcção Provincial dos Recursos Minerais e Energia em Nampula, Fila Lázaro, as actividades de perfuração estão em curso no sentido de até ao mês de Setembro serem apresentados ao público e governo moçambicano os respectivos resultados.
“Todos estamos ansiosos em relação ao projecto de pesquisa de petróleo que já vem sendo promovido já vão mais de cinco ou mais anos e esperamos que nos dêem resultados positivos”, disse a fonte, citada pelo “@verdade”.
Lázaro afirmou que o referido projecto poderá trazer grande valia para o povo moçambicano, visto que poderá garantir o aumento de arrecadação de receitas para os cofres do Estado e grande parte da população terá acesso ao trabalho em todas as frentes da implementação do mesmo, caso os resultados sejam satisfatórios.
Lázaro não se referiu às empresas envolvidas e muito menos aos fundos a serem usados no projecto.
Mas, num outro ponto, a fonte referiu que quase todos os distritos da província de Nampula estão a beneficiar de projectos de pesquisa de recursos minerais. “Neste momento, foram autorizados 50 projectos de pesquisa de recursos minerais e destes 15 estão ligados ao metal”, afirmou, para depois acrescentar que dos projectos de pesquisa do minério ferro a maioria está baseada em todos os distritos localizados a norte da província de Nampula.
O PAÍS – 31.07.2012