Xº Congresso encontrou a fórmula mágica(?)
Participam do evento, 1939 Delegados e 1081 convidados. Toda logística foi mobilizada para Pemba. Por estes dias, Pemba não tem problemas de electricidade, água, saneamento, muito menos segurança
Arrancou ontem, no bairro de Muxara, cidade de Pemba, o X Congresso do partido Frelimo, que decorrerá até o dia 29 de Setembro corrente (a agenda foi actualizada, acrescentando-se mais um dia). “Auto-estima” é o chavão escolhido pelos frelimistas para evento que tem direito à transmissão em directo na televisão pública nacional, a TVM.
No discurso de abertura, o presidente da Frelimo, Armando Guebuza, fez questão de explicar que mais do que debater a agenda traçada, o X Congresso é “da consagração da auto-estima dos camaradas para o reforço da unidade”.
Aliás, Guebuza não podia conferir mais importância ao chavão. Segundo suas palavras, “a auto-estima e a Unidade Nacional estão no centro da agenda política da Frelimo porque será através delas, e com elas como divisas, que vamos consolidar a paz, e vencer a fome e a pobreza”. Só não explicou como é que o povo vai usar a tal auto-estima para conseguir comida ou resolver o problema dos transportes, por exemplo.