Segundo comunicado divulgado recentemente.
O montante será aplicado na renovação da estação de conversão de corrente contínua de alta voltagem de Songo, para garantir a fiabilidade do sistema e permitir à Hidroeléctrica de Cahora Bassa respeitar o acordo de fornecimento de energia assinado com a estatal sul-africana Eskom.
O grupo suíço ABB obteve um contrato de 50 milhões de dólares da Hidroeléctrica de Cahora Bassa para proceder à renovação da estação de conversão de corrente contínua de alta voltagem do Songo, informou o grupo, em comunicado segunda-feira divulgado em Zurique.
A ABB é uma empresa fornecedora de tecnologia de energia e automação industrial, com investimentos em vários países do mundo.
A estação de conversão e equipamento associado constitui peça-chave da linha de transmissão de 1 920 megawatts gerados no aproveitamento hidroeléctrico de Cahora Bassa até à rede da África do Sul, onde a maior parte da energia eléctrica produzida localmente tem origem na queima de carvão.
De acordo com o comunicado da ABB, a renovação da estação vai garantir a fiabilidade do sistema, o que permitirá à Hidroeléctrica de Cahora Bassa respeitar o acordo de fornecimento de energia assinado com a estatal sul-africana Eskom.
O PAÍS – 2226.09.2012