Fim de sonhos para a Presidência da República
Renovaram mandato na comissão política: Alberto Chipande, Eduardo Mulémbwè, Eneias Comiche, Raimundo Pachinuapa, José Pacheco (secretário da Comissão de Verificação), Aires Ali (primeiro-ministro), Margarida Talapa (chefe da bancada), Verónica Macamo (Presidente do Parlamento), Conceita Sortane e Alcinda de Abreu.
- A votação continua hoje. Benvinda Levy e Edson Macuácua são cogitadas novas caras na CP
A votação para eleger os membros da comissão política (CP) do partido Frelimo teve que ser interrompida na madrugada, porque os delegados ao congresso já estavam cansados.
Eram já duas horas da manhã, quando Guebuza teve que interromper a sessão que iniciara as 9 horas da manhã do dia anterior. Por isso a lista dos novos membros do órgão executivo do partido no poder ainda estão por completar, mas para já são conhecidos 10 membros que continuam no órgão. Fim do sonho para Manuel Tomé, Luísa Diogo e Aiuba Cuereneia, que algum dia acalentaram a esperança de concorrer à Presidência da República pela Frelimo. Sem estar na comissão Política fica muito difícil – quase impossível – realizar esse sonho.
Conhecidos os primeiros membros da CP, o desgosto acampou pela madrugada adentro em Muxara, e alguns dos novos membros do Comité Central tiveram de abraça-lo. Aiuba Cuereneia (actual ministro da Planificação e Desenvolvimento), Manuel Tomé (administrador da HCB e membro da Comissão Permanente da Assembleia da República), Luísa Diogo (ex-primeira ministra e deputada da AR) e Paulina Mateus Nkunda, (ex-secretária Geral da OMM e deputada da AR) estão fora da Comissão Política Junta-se a essa lista Teodoro Waty, actual presidente do Conselho de Administração das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) que nem ao Comité Central conseguiu se fazer eleger. Lembre-se que de acordo com os estatutos da Frelimo 40, porcento dos membros da Comissão política devem abandonar o órgão em cada Congresso para dar lugar aos outros membros.