Nampula
Quatro membros de uma família, residente no bairro de Murrapaniua, cidade de Nampula perderam a vida semana passada depois de terem ingerido produtos fornecidos por um curandeiro.
Tudo começa quando um dos membros da referida família identificado pelo nome de Rafael Paulino de 32 anos de idade decide contratar o suposto médico tradicional para fazer um tratamento tendo em vista identificar quem dentro da sua família protagonizava actos de curandeirismo que causaram a morte de muitos parentes.
Para resolver o problema, o mencionado curandeiro pilou o milho que tinha na sua sacola e obrigou todos os membros da família para consumir a farinha e água de proveniência duvidosa.
Logo depois de consumir tal farinha e agua, a primeira vítima mortal foi um idoso de 80 anos de idade que não resistiu com os efeitos do produto. Duas horas depois, mais três pessoas da mesma família perderam a vida no mesmo local onde o curandeiro tentava descobrir o mentor da maldição naquela família.
Em declarações à polícia, o médico curandeiro ora detido disse que as autoridades policiais foram precipitadas em algemá-lo porque ainda podia virar os efeitos da magia para não causar os danos humanos que ocorreram. Na mesma instância o indivíduo foi levado (num processo de escolta) para a zona onde aconteceu o incidente no sentido de refazer a sua magia. O médico explicou que as pessoas internadas estariam livres de qualquer perigo de morte.
A Procuradoria Provincial de Nampula decidiu pela detenção do suposto médico tradicional, enquanto se instrui um processo-crime pelos homicídios, embora este seja portador do cartão da AMETRAMO que lhe permite o exercício da sua actividade na província de Nampula.
WAMPHULA FAX – 31.10.2012