Por exemplo, na região de Matóngua, a população que aguardava pela chegada do recém-nomeado governador, Feliz Paulo que trabalha naquele distrito desde a passada segunda-feira no âmbito de acompanhamento do grau de execução do Programa Quinquenal do Governo, disse que a chuva não cai já lá faz muito tempo e se a situação prevalecer haverá uma grave insegurança alimentar.
O Governado da província soube ainda que a estiagem não deu tréguas às sementes lançadas em vários campos agrícolas em diferentes campanhas, o que provocou a presente situação de fome, que está a afectar muitas famílias.
Em função desta situação, já se fala de migração massiva de famílias para outras regiões em busca de alimentos. Algumas pessoas que se vêem privadas de migrarem alimentam-se de frutos silvestres e, como consequência disso, se reportam sinais de malnutrição em crianças e mulheres grávidas.
Em Matóngua, onde parou por empatia, pois não se previa a sua paragem naquele local, o governador de Sofala dirigiu-se à população depois de esta ter apresentado a questão relativa à fome.
Disse que estava a par do sofrimento que se estava a passar, tendo na ocasião lançado o apelo de esperança, afirmando que tal problema seria ultrapassado caso todos se unissem e trabalhassem para o mesmo fim, o combate à pobreza.
Disse também na ocasião que as famílias afectadas pela fome devem recorrer a alternativas tais como pesca, caça, venda de sal e da carne dos animais que possuem. Para aquele governante, enquanto todos procuram formas para a sobrevivência, o governo por seu turno vai trazendo meios para contornar tal fenómeno, entre outras formas a distribuição de sementes resistentes à seca.
Já na vila-sede distrital, onde se reuniu com milhares de pessoas, ainda confrontado com o mesmo problema, Félix Paulo repisou as medidas acima referidas como sendo um dos meios para combater o mais antigo problema daquela região, que é a fome.
Machanga é um distrito com características áridas e semi-áridas. A agricultura não dá muitos resultados. A população sabe disso, mas insiste por questões ligadas ao costume. A pesca e a captação do sal têm sido maiores actividades rentáveis naquela parcela do país.- Rodrigues Luís