- Denuncia General da Renamo, Ossufo Momade
O general da Renamo na reserva, Ossufo Momade, disse na noite de ontem ao Canalmoz que há movimentação de forças militares e para militares moçambicanos, incluindo mercenários idos de países vizinhos, que estão em direcção de Gorongosa para tentar eliminar fisicamente o líder da Renamo, que se encontra nas matas daquele distrito de Sofala.
“A Renamo está atento às deslocações de Forças militares, da Intervenção Rápida (FIR) e de mercenários idos do Zimbabwe e África do Sul, para atacar Gorongosa”, disse.
Ossufo Momade disse que a Renamo está atenta a esses movimentos militares, e voltou a garantir que o seu partido está preparado para uma eventual operação militar.
A Renamo acusa o Zimbabwe e a África do Sul de estarem a introduzir mercenários em Moçambique, que agora estão a circular à paisana a partir de Inchope, cruzamento que separa as províncias de Sofala, Manica, e o sul e Centro do País.
Esses mercenários, segundo a Renamo, estão preparados para atacarem Gorongosa, com o propósito de assassinar o líder da Renamo Afonso Dhlakama, mas o partido diz estar preparado para tudo.
“Vamos ver o que vai acontecer em Gorongosa”
Também em contacto com o Canalmoz, o brigadeiro Jerónimo Malagueta, da Renamo disse que “como Gorongosa é mato e não é como Nampula, vamos ver o que vai acontecer”.