Na Assembleia da República
Primeiro-Ministro diz que as empresas mineiras que operam na província de Tete, estão a construir hospitais, escolas e mandar moçambicanos para estudar no exterior, por isso não vê motivos para serem contestadas
Poucas semanas depois de tomar posse, o novo primeiro-ministro (PM), Alberto Vaquina, teve que ir ao Parlamento defender as políticas do Governo diante dos deputados, na tradicional sessão de perguntas (dos deputados) e respostas (do Governo).
Num momento que o País e o mundo falam dos recursos naturais moçambicanos, os deputados quiseram saber do Governo, entretanto, os benefícios da exploração de recursos, para os moçambicanos. O PM explicou e até chegou a parecer que estava a fazer propaganda das multinacionais mineiras que operam em Tete. Disse que estas empresas constroem infra-estruturas sociais como escolas, hospitais e mandam moçambicanos para estudar no exterior.
Vaquina pegou dois exemplos de Tete para explicar que a Vale Moçambique financiou a reabilitação do hospital provincial, Instituto Médio de Geologia e Minas, a construção de um Centro de Excelência em Moatize, para além de oferecer bolsas de estudos a moçambicanos para o exterior. Afirmou também que a Rio Tinto está a financiar programas de saúde, educação, agricultura e pequenos negócios.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/23855-vaquina-sai-em-defesa-das-multinacionais-mineiras.html