A Alemanha vai desembolsar 85 milhões de euros nos próximos dois anos, para programas de desenvolvimento e apoio directo ao Orçamento do Estado em Moçambique, anunciou hoje em Maputo a embaixada alemã.
Em nota de imprensa, a embaixada alemã refere que o apoio foi garantido durante as negociações bilaterais com o Governo moçambicano, que terminaram hoje em Maputo.
Para programas de desenvolvimento no período 2013-2014, serão canalizados 80 milhões de euros e um montante de cinco milhões de euros para o Orçamento do Estado de 2013.
"A Alemanha continua a ser um parceiro de desenvolvimento forte e fiável de Moçambique. Nas três áreas prioritárias da cooperação alemã - educação, descentralização e desenvolvimento económico sustentável - foram feitos importantes progressos", disse Ulla Mikota, directora para África no Ministério Federal da Cooperação Económica e Desenvolvimento, citada no comunicado.
Durante as negociações bilaterais, Berlim prometeu desembolsar ainda 15 milhões de dólares adicionais, para o apoio ao Orçamento Geral do Estado de 2014, "caso sejam alcançados progressos concretos na área acordada da Boa Governação".
Lusa – 23.11.2012