Comunicado de imprensa da ONG Britânica Environmental Investigation Agency (EIA) em relação ao lançamento hoje de um novo relatório: Apetite pela Destruição: O Comercio da China em madeira ilegal
O relatório detalha investigações secretas feito na China, Myanmar e Moçambique, acrescentando a um trabalho de mais de quase uma década sobre o papel da China no comercio mundial da madeira ilegal. O relatório também examina o nível e os impactos do consumo voraz da China da madeira, detalhando vários estudos de caso em países cujas florestas estão sendo severamente depredadas. Finalmente, o relatório faz um chamado ao Governo Chinês para agir rapidamente para assegurar que a madeira ilegal não entre aos seus mercados.
O relatório pode ser acessado aqui:
http://www.eia-international.org/?p=6379
Um pequeno filme também esta disponível aqui:
Cumprimentos,
Paul Newman
Press and Communications
Environmental Investigation Agency (EIA)
62/63 Upper Street
London N1 0NY
United Kingdom
+44 (0)207 354 7960
CHINA: O COMPRADOR MAIS GRANDE DO MUNDO DE MADEIRA ILEGAL ESTA LIDERANDO O DESMATAMENTO
BEIJING: A China, uma superpotência emergente e a segunda economia mais grande do mundo, esta fazendo nada frente ao efeito devastador do seu crescimento econômico sobre as florestas mundiais, em função de um comercio que vale bilhões de dólares por ano.
O relatório Apetite por Destruição: O Comercio da Madeira Ilegal da China, lançado hoje em Beijing pela ONG Britânica Environmental Investigation Agency (EIA), revela que a China é hoje o consumidor mais grande do mundo da madeira ilegal, importando madeira roubada por grupos criminosos em grande escala.
Nos últimos 10 anos um avanço significativo foi feito para proteger as florestas do mundo dos impactos devastadores do corte ilegal da madeira. Grandes consumidores como o Estados Unido, a União Europeia e a Austrália tomaram medidas legislativas para excluir a entrada da madeira ilegal aos seus mercados, e países produtores importantes, como a Indonésia, dramaticamente melhoraram a aplicação das suas leis em contra do corte ilegal.
Enquanto que a China tem tomado medidas vigorosas e louváveis para proteger e regenerar as suas próprias florestas, ela também nutriu uma indústria voraz de processamento da madeira, dependente da importação da matéria prima.
“China esta efetivamente exportando o desmatamento ao redor do mundo,” disse Faith Doherty, Diretora da campanha de florestas da EIA.
“Qualquer progresso significativo para proteger as florestas do mundo está sendo prejudicado a menos que o Governo Chinês age rapidamente e decisivamente para reforçar a execução das suas leis, assim garantindo que a madeira ilegal é impedida de entrar aos seus mercados.”
Investigadores da EIA tem conduzido investigações de campo sobre o fluxo da madeira ilegal, inclusive trabalhando disfarçado e posando como compradores de madeira, desde 2004 na China, Indonésia, Laos, Madagascar, Moçambique, Myanmar, Leste da Rússia e Vietnam.
Apetite por Destruição apresenta vários estudos de caso, e examina a dimensão e o impacto do consumo Chinês da madeira sobre os países mencionados, cujas florestas estão sendo severamente depredadas por causa deste fenômeno.
"Este relatório faz um caso claro e conciso para a ação por parte da China" explicou Doherty. "A responsabilidade de progredir na luta internacional contra o desmatamento, a exploração da madeira ilegal e em contra das redes criminosas por trás deste comércio agora repousa inequivocamente sobre seus ombros."
Aparte do relatório, a EIA também esta lançando um filme sobre este tema, que pode ser baixado aqui: https://vimeo.com/54229395.
Imagens, vídeos e entrevistas estão disponíveis sob pedido: por favor contatem a Faith Doherty via [email protected] ou telefone 020 7354 7960.
NOTAS DO EDITOR
1. A Environmental Investigation Agency (EIA) é uma Organização Não Governamental (ONG) e uma caridade registrada (numero de caridade 1145359) no Reino Unido que investiga e produz campanhas contra crimes ambientais, incluindo o comercio de animais selvagens, a madeira ilegal, resíduos perigosos e o comercio de químicos que alteram o clima e o ozónio.
2. Leiam e baixam Apetite por Destruição aqui: http://www.eia-international.org/?p=6379.
Environmental Investigation Agency
62-63 Upper Street
London N1 0NY
UK
www.eia-international.org
Tel: +44 207 354 7960