MARCO DO CORREIO por Machado da Graça
Olá, amiga Helena
Espero que tu e a tua família estejam de boa saúde. Eu estou bem, felizmente.
Só que estou bastante perplexo.
Tendo nascido e crescido num país essencialmente católico, toda a vida fui habituado a respeitar e acreditar na existência de entidades indiscutíveis.
De seres cuja existência nunca foi posta em causa ao longo de milhares de anos.
E agora um livro publicado pelo actual Papa, Bento 16, põe tudo isso em causa.
Estou a falar da imagem que todos temos do Presépio em que debaixo de uma grande estrela aparecem o Menino Jesus, Maria, S.José, a vaca e o burro e, se o dono do Presépio tivesse dinheiro para comprar mais peças, também os 3 Reis Magos e vários outros personagens.
Ora, Bento 16 acaba de dar uma varridela nesta imagem. E os principais prejudicados foram, há que reconhecer, a vaca e o burro. Porque o actual inquilino do Vaticano afirma que, no Presépio, não havia animais.
Portanto, todas aquelas imagens dos dois animais aquecendo o Menino com o seu bafo passaram à história. Ou a gruta tinha aquecimento central ou o Menino terá sido aquecido com um desses cachecóis palestinianos, tão conhecidos hoje em dia.
E, ao dizer que não havia animais no Presépio, o Papa Bento 16 retirou também os meios de transporte (camelos) aos Reis Magos. Ora, eu creio que, se Verónica Macamo tem direito, protocolar, a um Mercedes Benz S500, os Reis Magos deveriam continuar a ter direito, pelo menos, a um camelo cada um. Ou há justiça ou comem todos…
No mesmo livro, o Papa Bento 16 afirma que a estrela que conduziu os Reis Magos foi, muito provavelmente, uma super-nova. O que transforma aquela imagem da estrela, em cima do Presépo, numa mera questão astronómica, sem ponta de milagre. Preocupante…
Mas, talvez o mais perturbador tenha sido a afirmação do Papa, também incluída no livro, de que Maria permaneceu sempre virgem.
Ora, quando essas ideias começaram a circular, a informação que existia sobre esses processos biológicos era pouca. Hoje já não é. E as pessoas vão perguntar como é que a Criança nasceu sem quebrar o hímen da mãe? Terá sido por cesariana?
Os Evangelhos não nos elucidam e, dessa forma, agravam as dúvidas.
Porque será que não havia vaca nem burro no Presépio mas havia uma sala de operações e um cirurgião?
Como podes ver, são tudo coisas que nos preocupam.
Mas a nossa Primeira Dama esteve, recentemente, no santuário de Fátima, em Portugal, e talvez nos traga respostas a estas questões. Um beijo para ti do
Machado da Graça
CORREIO DA MANHÃ – 23.11.2012