A mineira ENRC, do Cazaquistão mas com sede em Londres, anunciou na quinta-feira a construção de uma linha férrea para escoar carvão, ligando a sua mina de Tete, no centro de Moçambique, ao porto de Nacala, no Índico.
"Esperamos que a construção comece no primeiro trimestre de 2014 e que os nossos comboios iniciem as operações nos finais de 2015, ou no início de 2016", disse Paul Craven, responsável da empresa, falando numa conferência em Maputo.
Quando concluída, a infraestrutura terá capacidade para transportar um máximo de 60 milhões de toneladas de carvão por ano, podendo ser expandida para 100 milhões, em caso de necessidade, disse Craven.
A linha será a segunda a unir os gigantescos depósitos de carvão de Tete ao porto oceânico de Nacala, depois da brasileira Vale ter iniciado a construção de uma ferrovia, que atravessa o Malaui, em direção ao Índico.
A ENRC planeia fazer coincidir o início das operações da sua mina com o da ferrovia, esperando extrair, pelo menos, 10 milhões de toneladas de carvão.
Craven adiantou que a linha férrea poderá ser utilizada por outras mineiras, numa operação a definir por um regulador.
LAS // VM.
Lusa – 21.11.2012