Segundo o ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, falando ontem em Maputo, perante a Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República, a expectativa de produção da pesca comercial para 2013 resulta do controlo da doença da mancha branca no camarão “recurso chave da pesca comercial e da previsão da normalidade nos custos operacionais”.
“O ano de 2011 foi afectado pelos custos de operação, redução no licenciamento o que resultou na redução das embarcações que se fizeram ao mar. Em termos de produção comercial o crescimento foi afectado também pela baixa no comércio do camarão devido a doença da mancha branca, entretanto, já controlada. Prevê-se, no entanto, para 2013, uma retomada lenta dos níveis de captura já alcançados, pelo que medidas de gestão estão sendo implementadas com vista a melhorar a sua exploração”, disse Cuereneia.
O ministro da Planificação e Desenvolvimento, que se pronunciava sobre as Propostas do Plano Económico e Social e do Orçamento do Estado para 2013, fazia-se acompanhar, na ocasião, pelo titular das Finanças, Manuel Chang.
Outro aspecto salientado pelo ministro Cuereneia, está relacionado com os esforços do Governo para mitigar a situação de insegurança alimentar nas províncias ciclicamente afectadas, tendo, nesse contexto, referido que o Governo vai levar a cabo um conjunto de actividades em diferentes âmbitos.
“No âmbito agro-pecuário prevê-se a realização da agricultura de conservação com a sementeira de culturas tolerantes a estiagem, nomeadamente mudas de cajueiros, a mandioca, variedades de milho de ciclo curto, maxoeira, batata-doce de polpa alaranjada e feijão nhemba”, disse.
Ainda com o mesmo objectivo, Aiuba Cuereneia, destacou a produção e distribuição, a nível nacional, de 3.360.000 mudas de cajueiro cobrindo 28237 beneficiários; instalação de represas de captação de água para consumo humano, abeberramento do gado e regadio em pequena escala; bem como plantio e aproveitamento da moringa, pela sua característica alimentar, com alto grau nutritivo e terapêutico.