Em Nampula
A estrada regional que estabelece a ligação entre os distritos interiores de Mecubúri e Muecate, na província de Nampula, foi já reaberta, depois de um longo período de paralisação devido ao seu acentuado índice de degradação, mercê da execução de importantes obras de reabilitação da via, segundo deu a conhecer à nossa Reportagem, Virgílio Antenane, porta- voz do governo distrital de Mecubúri.
Aquele porta-voz salientou que dada a importância que a rodovia tem, em termos de circulação de pessoas e bens, sobretudo para o escoamento de excedentes agrícolas dos camponeses, por passar ou atravessar as zonas consideradas potenciais na produção agrícola, devido à fertilidade dos seus solos além do empenho dos próprios camponeses que não têm desenvolvido esforços no sentido de aumentar a sua produção e produtividade, as autoridades governamentais viram-se obrigadas a empreender esforços com vista à conclusão dessas obras.
Aliás, em vários comícios que o então governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, orientou nos distritos de Mecubúri e de Muecate, a paralisação daquela estrada constituiu tónica principal das intervenções das populações residentes, incluindo os próprios líderes comunitários, que questionavam porque é que uma rodovia tão importante como aquela na sua vida ainda continuava negligenciada.
Reconhecendo embora que o problema de intransitabilidade da maior parte das estradas em Nampula era generalizado, o próprio governante não disfarçava a sua apreensão em face da prolongada paralisação da via regional Mecubúri/Muecate.
Em virtude desta estrada ser muito importante e estratégica para a melhoria das condições de vida das populações dos dois distritos, estamos a trabalhar no sentido de reabilitá-la o mais rápido possível. Por exemplo, Mecubúri é um grande produtor de algodão e, sem esta estrada, encontra dificuldades para escoá-lo para os mercados de venda. Nós, como governo, também estamos preocupados, mas há perspectivas para daqui a algum tempo ela poder voltar a estar em condições de circulação, afirmou Tocoli, num comício popular na vila sede distrital de Mecubúri.
Neste momento o sentimento é de grande alegria, não só da parte do governo , como também e particularmente, das populações dos dois distritos. Porquanto estão já criadas as condições para que, a partir da vila sede dos distrito de Mecubúri, passando pelo posto administrativo de Muite até Imala, no distrito de Muecate, elas possam movimentar-se e comercializar os seus produtos agrícolas. E, também, a partir de agora, os doentes graves já podem ser evacuados para as unidades sanitárias, disse Antenane.
Recorde-se que a estrada Mecubúri/Muecate serviu de via alternativa de passagem de colunas que transportavam as pessoas com aparente segurança durante a guerra de dezasseis anos, envolvendo as forças do governo e guerrilheiros da Renamo, para quem quisesse escapar das investidas destes últimos.
WAMPHULA FAX – 29.11.2012
NOTA:
Curiosidade: A primeira vez que fiz o percurso Muecate/Mecuburi foi em 1939. Aliás, meu registo de nascimento está em Muecate e no Mecuburi estive até aos 8 anos de idade. Meu falecido Pai ali construiu e administrou vários anos uma fábrica de descasque de arroz da empresa João Ferreira dos Santos.
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE