Os pagamentos deverão realizar-se até 2040
Portugal, Nigéria e Angola são os países que têm concedido mais empréstimos financeiros a São Tomé e Príncipe, depois do perdão da dívida em 2008.
Em Fevereiro de 2009, Lisboa concedeu a São Tomé um empréstimo no valor de cinquenta milhões de euros destinados ao programa de investimento público. Deste montante, apenas foram desembolsados cerca de trinta e um milhões de euros. A dívida deverá ser paga durante vinte anos, sendo que a primeira prestação será paga a partir de Fevereiro de 2020.
O empréstimo de Abuja (Nigéria), foi de trinta milhões de dólares norte-americanos mas apenas vinte milhões entraram para o Orçamento Geral do Estado (OGE) entre 2008 e 2009. Os restantes dez milhões estão por desembolsar. O relatório que descreve as dívidas nacionais não indica nem o tempo durante o qual deverá ser efectuado o pagamento nem a taxa de juro associada.
Relativamente a Luanda, o empréstimo ocorreu em Março de 2009 e foi de dez milhões de dólares norte-americanos, que se destinaram ao OGE. São Tomé e Príncipe deverá começar a efectuar o pagamento desta dívida à taxa de juros anual de 1%, a partir de Abril de 2015 até 2040.
Leia em http://www.ekonomiko.info/index.php/financas/item/98-saiba-quanto-s%C3%A3o-tom%C3%A9-e-pr%C3%ADncipe-recebeu-atrav%C3%A9s-de-empr%C3%A9stimos