Depois de a “perdiz” ter rejeitado a comissão indicada pela Frelimo.
A indicação da nova comissão pelo Conselho de Ministros extraordinário acontece dias depois de a Renamo desclassificar a comissão nomeada pela Frelimo.
O governo criou, na semana passada, uma nova comissão para dialogar com a Renamo, no âmbito das reivindicações levantadas pelo líder da “perdiz”, Afonso Dhlakama, que o levaram a mudar-se de Nampula para as matas de Gorongosa, próximo da sua antiga base militar.
A nova comissão foi nomeada pelo Conselho de Ministros, que se reuniu na tarde da quinta-feira passada de emergência, em sessão extraordinária convocada pelo Presidente da República.
Trata-se de uma comissão chefiada pelo ministro da Agricultura e membro da Comissão Política da Frelimo, José Pacheco. Integram a mesma, além de Pacheco, o vice-ministro das Pescas, Gabriel Muthisse; e o vice-ministro da Função Pública, Abdul Remane.
A indicação da nova comissão pelo Conselho de Ministros extraordinário acontece dias depois de a Renamo ter desclassificado e rejeitado a comissão nomeada pela Frelimo para uma alegada “auscultação das preocupações da Renamo”.
O PAÍS – 26.11.2012
NOTA:
“Reunião extraordinária convocada pelo Presidente da República”. Quem diria que tal pudesse acontecer depois de anos a afirmar que nada havia a renegociar.
E ainda a procissão vai no adro…
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE