Canal de Opinião por Noé Nhantumbo
É possível e não tão difícil como poderá parecer à primeira vista…
Juntamente com o “sistema económico mundial” os governos são os culpados pela situação de crise…
Fácil é aos políticos atirarem a culpa para os outros quando a crise ou dificuldades chegam. Sobejamente sabido é que os políticos são especialistas em atribuir as culpas aos outros.
É típico verificarem-se ofensivas mediáticas contra supostos culpados da situação em que se vive num determinado país. Quem se recorda de que o falecido Mutharika do Malawi culpava Moçambique e seu governo pela carência de combustíveis que seu país vivia? Dessa troca de palavras algumas vezes azedas, resultaram ataques a postos fronteiriços moçambicanos por forças malawianas. També resultou a recusa firme do governo moçambicano em apadrinhar intenções malawianas, de ver realizada a navegação no rio Zambeze, como forma de entrada e saída de mercadorias malawianas. Um porto construído em terras malawianas permanece sem uso num investimento financeiro que poderia ter sido destinado a importação de combustíveis que faziam e fazem falta ao Malawi.
No Zimbabwe a tendência também é correr e culpar os britânicos ou sucessivos governos britânicos pela crise aguda que assolou aquele país.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/24245-diagnosticar-a-crise-entende-la-aborda-la-e-vence-la.html