Exploração mineira em Moçambique.
A decisão de abandonar Moçambique resulta de uma análise feita pela administração do grupo à sua carteira de projectos de exploração na África Austral, Ocidental e Oriental.
O grupo mineiro canadiano African Queen Mines anunciou o abandono da exploração do projecto Rei Salomão, em Tete, no centro de Moçambique, que cobria uma área de 230 quilómetros quadrados, após obter resultados negativos nas prospecções.
“No decurso dos últimos três anos foram efectuadas prospecções, bem como estudos geofísicos e geoquímicos, que não tiveram qualquer resultado positivo indicativo de que pudesse haver depósitos de ouro ou de outros minerais comercialmente viáveis”, informou o grupo em comunicado divulgado na sua página oficial.
O projecto Rei Salomão estava a ser desenvolvido em parceria com a Opti Metal Trading Limited, sedeada na Suíça, mas o grupo canadiano detinha uma participação de 51% no capital do grupo.
A decisão de abandonar Moçambique resulta de uma análise feita pela administração do grupo à sua carteira de projectos de exploração na África Austral, Ocidental e Oriental, visando reduzir custos e estabelecer prioridades para 2013, refere a nota.
O PAÍS – 26.12.2012