Do partido Frelimo
- Adverte Zacarias Ivala aos quadros das autarquias
O primeiro secretário do comité provincial do partido Frelimo em Nampula, Adelino Zacarias Ivala, insta todas as instituições de governação daquela formação política no poder no sentido de cumprir e fazer cumprir as orientações emitidas pelo Presidente do partido, Armando Guebuza, desde o ano de 2006, que considera de natureza obrigatória.
Falando recentemente aos quadros autárquicos do partido que estiveram reunidos, na passada semana, na cidade da Ilha de Moçambique, Ivala referiu-se à pavimentação das vias, sobretudo defronte das instituições onde funcionam os órgãos do partido, construção de caleiras para o escoamento das águas das chuvas e o seu aproveitamento para o consumo das comunidades, assim como a materialização da orientação “um líder, uma floresta nova” e “um aluno, uma planta (preferencialmente de frutra)”.
Outra orientação do Presidente do partido Frelimo que Zacarias Ivala quer ver a ser implementada tem a ver com a alfabetização dos membros dos Conselhos Consultivos locais e líderes comunitários em cujo processo os militantes são chamados a empenharem-se com afinco, depois de aferidas as capacidades com vista à exequibilidade do seu cumprimento.
Numa outra abordagem que fez sobre a divulgação das realizações do partido naquele ponto do país, o primeiro secretário do comité provincial disse que devem ser feitas em todos os momentos e lugares, evitando, no entanto, a tomada de medidas consideradas impopulares neste momento crucial da vida política que o país vive.
Faltando poucos meses para entrarmos no processo de eleições e porque já somos muitos no palco, o nosso objectivo, como partido político, consiste em conquistar o poder e, depois de conquistado, permanecer nele tanto tempo quanto possível. Por isso, não podemos dar-nos ao luxo de distrairmo-nos com situações desagradáveis, advertiu Zacarias Ivala aos quadros autárquicos da província de Nampula.
Anotou que, nos últimos tempos, a direcção do seu partido tem recebido durante os encontros com os jovens reclamações contundentes sobre a distribuição arbitrária de talhões para construção e de outro tipo de oportunidades, que devem ser acauteladas. Advertiu aos quadros do seu partido a absterem-se de qualquer tipo de atitude que fomente o divisionismo, regionalismo, tribalismo e prática de intrigas quando o que interessa é a defender e servir o povo no âmbito das atribuições que nos são conferidas como militantes da Frelimo que exalta a unidade nacional. Mesmo quando existem motivos de querelas, devemos privilegiar o trabalho partidário.
WAMPHULA FAX – 28.12.2012