CRÓNICA Por: Jorge Ferrão
Conceitos económicos , sociológicos, filosóficos e etc passeiam sua classe sem o necessário discernimento. São variados. Me detenho na descentralização. Nampula foi pilar na implementação da descentralização das finanças públicas.
Nos últimos cinco anos o Millenium Challenge Account ou MCA colocou valores incrivelmente astronómicos para o relançamento do desenvolvimento económico, reabilitação da infraestrutura de apoio, parcelamento de terras, distribuição de águas, sistemas agrários, etc, na região centro e norte do país.
Pacote originalmente desenhado pela administração George Bush.
Os contornos da negociação não deixaram transparecer a tão apregoada descentralização. Os beneficiários directos, Nampula em particular, só foi consultada ou ouvida quando as decisões ou pré-decisões estavam praticamente tomadas .
Consequentemente, as vontades, aspirações e reais necessidades acabaram preteridas.
Cinco anos volvidos, o MCA está próximo do final. Poucos projectos estão concluídos. Trabalha-se, amiúde, às pressas e contra o tempo. O descaso periga a renovação do fundo, pois a nota final do exame foi demasiado irregular. Na realidade, tememos que uma boa percentagem do pacote regresse às origens. Muita pena! Perdeu-se demasiado tempo a selecionar equipa de gestão, desenhar termos de referência e lançar concursos. Tudo poderia ter sido feito de forma tão diferente e hábil. Perderemos a possibilidade de pavimentar os caminhos da criação de riqueza. Errar uma vez parece natural, porém duas ou mais pode ser feitio.
Primeiro parque natural da província de Nampula.
A província de Nampula carece de parques e/ou de reservas nacionais. Até animais selvagens rareiam. A reserva florestal de Mecubúri , excepcionalmente, tem sido a única referência. Porém, o acesso difícil não permite que as escolas e o grande público contemplem esta beldade da natureza. Perdemos todos.
Este ano, o Governo aprovou a criação da Reserva ou Parque Nacional das Primeiras e Segundas. A designação não interessa. Aliás, para o grande público pouca diferença faz estas designações. O cerne está em saber se as espécies terão maior protecção, que os infractores serão penalizados e que a natureza beneficiará da protecção que lhe é dirigida. Afinal, a natureza nunca se engana. Os homens sim!
O arquipélago das Primeiras e Segundas com um total de 10 ilhas de corais de recifes, situa-se entre Moma e Pebane. Distritos vizinhos das províncias de Nampula e Zambézia. Este é um dos maiores santuários de Dugongos (Dugong dugon) do oceano Indico, e a maior zona de nidificação da Tartaruga-verde (Chelonia mydas) da costa oriental africana. Ainda nestas ilhas pernoitam milhares de Andorinhas de mar escuras (onychoprioen) e milhões de Gaivotas (laurus, laride e Rissa). O Plano Estratégico de Nampula precisará ser revisto para incorporar esta região de mega biodiversidade e estabelecer planos viáveis de turismo. Fonte de receitas para Angoche.
Operadores de turismo agradecem.
Consumidores idem.
WAMPHULA FAX – 20.12.2012