Recentemente países como a Finlândia, Grã-Bretanha, Suécia, Reino dos Países Baixos e Alemanha reduziram o seu apoio, quer ao orçamento do Estado assim como para projectos sectoriais de desenvolvimento por falta avanços na luta contra a corrupção. Agora é a Espanha a cortar. O director da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Juan López Dóriga, explicou que a redução do fundo resulta da “crise económica que actualmente afecta o país e a maioria dos países da zona euro”.
A Espanha vai reduzir o fundo de apoio para os projectos de desenvolvimento sectorial em Moçambique, realizados na esteira dos protocolos bilaterais acordados entre aquele país ibérico e o Estado moçambicano.
Citado pela Agência de Informação de Moçambique, o director da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Juan López Dóriga, explicou que a redução do fundo resulta da “crise económica que actualmente afecta o país e a maioria dos países da zona euro”.
Os espanhóis não dizem quanto vão cortar na ajuda que canalizam aos projectos de desenvolvimento em Moçambique, mas o certo é que vão cortar. “Não temos em mente quanto vamos alocar ao Governo moçambicano. Primeiro teremos que conversar com o Governo para apurarmos as suas prioridades. Infelizmente, vamos reduzir os fundos”, disse.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/24363-espanha-reduz-apoio-a-mocambique.html