Canal de Opinião por: Noé Nhantumbo
Porque faz sentido o federalismo em África e no mundo? Moçambique não está excluído do cenário…
Quem receia o federalismo? – Os que dominam a situação política e económica em repúblicas macrocéfalas seria a resposta rápida. Quem são os defensores do estado unitário e quem colocou este tipo de cláusula na constituição da maioria dos estados unitários? Foram políticos que dominavam o panorama e que se beneficiavam de tal tipo de sistema na altura de elaboração da constituição nacional.
A Política em África, para bem dos africanos, deve deixar os tabus de lado e enveredar pela abordagem de tudo o que seja assunto que os toca e afecta. E “FEDERALISMO” tem sido um daqueles assuntos evitados pelos políticos detentores do poder na maioria dos países africanos.
A verdade não deixa mentir. A maioria dos estados unitários de África encontra-se numa situação de polarizados, subdesenvolvidos, mergulhados numa corrupção galopante, à beira de conflitos violentos ou já em guerra aberta.
Centralismo excessivo, travões ao progresso de uma democracia política e económica em que os cidadãos se vejam integrados, envolvidos e satisfeitos tem impelido muitos países para crises cíclicas.
Leia em http://www.canalmoz.co.mz/hoje/24411-estados-africanos-unitarios-polarizados-e-falhados.html