O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, considerou "especial" o ano 2012 pelas ações desenvolvidas em prol da luta contra a pobreza, apontando a implantação de mais infraestruturas socioeconómicas como um dos marcos na melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos.
No discurso de fim de ano, Armando Guebuza disse que foi em 2012 que Moçambique "consolidou, mais ainda, a unidade nacional, a autoestima, a cultura de paz bem como o espírito patriótico, de cidadania e de solidariedade de moçambicano para moçambicano" e implantou "mais infraestruturas sociais e económicas que melhoram a qualidade de vida do nosso povo".
Sem apresentar números, o chefe de Estado moçambicano disse que as autoridades moçambicanas formaram e graduaram mais estudantes, criaram condições para que mais mães andem menos distâncias para encontrar uma maternidade.
Segundo Armando Guebuza, este ano, o governo abriu mais fontes de água potável, iluminou mais residências e empreendimentos com a energia de Cahora Bassa e inaugurou mais empreendimentos de pequena, média e grande dimensão.
"Agrada-nos ainda que estejamos a registar o aumento dos níveis de produtividade agrária, a introdução de novas culturas em zonas onde não existiam e a lograr que mais moçambicanos adotem o agroprocessamento de produtos agrários diversos como forma de conservação e de adição de valor", afirmou.
MMT // SMA
Lusa – 31.12.2012