A ligação rodoviária entre a capital moçambicana, Maputo, e o resto do país encontra-se interrompida desde sábado devido as cheias que assolam a região sul, que até agora afectam cerca de 70 mil pessoas e já provocaram a morte de outras 45.
O caudal do rio Limpopo subiu consideravelmente, o que obrigou as autoridades a interromper o trânsito de viaturas sobre a ponte que atravessa esse curso de água na Estrada Nacional número Um (EN1), a entrada da cidade de Xai-Xai, a capital provincial de Gaza.
A Rádio Moçambique (RM), a emissora pública nacional, reporta que as autoridades disponibilizaram três embarcações para garantir a circulação de pessoas para cada um dos lados da ponte, nomeadamente da localidade de Chicumbane para a cidade de Xai-Xai e vice-versa.
“Essas embarcações mostram-se aquém da demanda, facto que provoca uma grande aglomeração de pessoas que pretendem atravessar para cada um dos dois extremos”, disse a RM, anotando que a Polícia da República de Moçambique (PRM) foi chamada a intervir para garantir a ordem nas filas.
Na última quarta-feira, a subida do caudal do Limpopo provocou cheias em diversos distritos da província de Gaza, sendo mais grave em Chókwè e Guijá. Face a crescente ameaça, as autoridades lançaram um alerta e iniciaram a evacuação na cidade de Xai-Xai, onde se temia o transbordo do Limpopo no Sábado.
O alerta chegou a tempo de evitar o perigo na parte alta da cidade, mas parte da zona baixa de Xai-Xai e planície de Chicumbane sofreu o efeito da subida do caudal do rio Limpopo, e várias pessoas perderam os seus haveres e culturas alimentares devido a inundações.
Ainda no sábado, as autoridades da província de Gaza apelaram os automobilistas que tencionam passar por Xai-Xai para permanecerem nos locais onde se encontram até a melhoria da situação de transitabilidade.
Com esta medida, fica completamente interrompida ligação rodoviária sul/norte por causa da subida do caudal de Limpopo.
O trânsito também foi interrompido na estrada alternativa que parte do posto administrativo de Chissano ao distrito de Chibuto – desviando a cidade de Xai-Xai e que mais adiante volta a ligar-se a EN1.
MM/SG
AIM – 27.01.2013