Em Nampula está instalado um braço de ferro de cortar Cabeça entre bolseiros do Instituto de Bolsas de Estudo de Moçambique (IBE) e o seu representante em Nampula afecto à Direcção Províncial de Educação.
O caso deve-se à falta de pagamento das bolsas dos estudantes desde o ano passado num universo de cerca de 12 estudantes do ensino superior. Esforços tem se feito junto ao representante da IBE Nampula sem sucesso e o pior quando entram em contacto com a sede no Maputo são ignorados ou simplesmente não são atendidos.
Em janeiro os alunos furiosos quase tiravam a cabeça ao representante na direção provincial de educação de Nampula e ele confessou aos estudantes que a relação entre ele e seus colegas de IBE na sede no Maputo é bastante deplorável por causa de tantos pedidos e esforços que tem feito sistematicamente para o esclarecimento de falta de pagamento de bolsas de alguns alunos. Por esta razão os seus colegas de Maputo não gostam dele, melhor chagam mesmo a discutir. Ainda o representante de Nampula acusou seus colegas de Maputo de estarem a roubar o dinheiro dos bolseiros para fins pessoas para mancharem o seu nome. Me desculpem, o problema está na sede em Maputo, eu não percebo por que razão não pagam as bolsas e não me dizem nada credível - desabafou o representante perante alunos furiosos.
No entanto dias depois perante insistência de alunos junto à sede em Maputo um funcionário que alega ser representante de depósitos na IBE informou aos estudantes sem papas na língua que pagara todas bolsas no ano passado. Confrontado o representante de Nampula simplesmente disse que lamenta e duvida muito da idoneidade de seus colegas ligados nesta área em Maputo porque segundo ele são verdadeiros mafiosos. Situação que aumenta a fúria dos estudantes que decidiram ir pedir em conjunto estratos bancários para provarem a mediocridade dos funcionários da IBE.
A pergunta que se coloca é:
1.Se de facto pagaram todos bolseiros sempre como dizem, depositaram em qual conta?
2.Porque razões quando descobrem que é um estudante de Nampula sempre desligam o telefone?
3.Porque razões não provam que depositaram o valor das bolsas segundo os contratos assinados?
4.Cheira algo sujo no Instituto de Bolsas de Moçambique
Não sou jornalista e nem tenho talento para tal, simplesmente sou um apaixonado e leitor de primeira do vosso jornal, portanto podem investigar a notícia que me parece boa junto a IBE no Maputo, estudantes lesados e o representante de Nampula.
NOTA:
Parece que já não são só os bolseiros no estrangeiro a queixarem-se
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
(Recebido por email)